“O método
montessori apresenta areas de conhecimento que o diferenciam dos outros métodos
de ensino.”
IMPORTANTE:
·
Todo material deve
sempre ser apresentado sobre um tapete para delimitar o espaço de trabalho da
criança.
·
Para um melhor trabalho
de concentração sempre colocar músicas suaves de fundo durante os trabalhos ,
estimulando o silêncio.
·
Nunca dizer para a
criança que ela errou ou fez errado, fazer que ela se auto-corrija mostrando de
maneira agradável o desenvolvimento correto quantas vezes forem necessário.
·
Usar um tom de voz
suave e acolhedor.
·
Ter conhecimento
teórico e pratico sobre o material a ser trabalhado.
·
Avaliar a aprendizagem
da criança através da observação, para isso é necessário desenvolve-la.
·
Sempre partir do
principio de que Montessori é uma
educação individualizada.
·
Preparar sempre o
ambiente organizando-o para receber a criança.
·
Estimular e normalizar
a criança para guardar o material que utilizou.
Sensorial
“
Estimula os órgãos psíquicos- Educação dos sentidos”
Caixa
do Olfativo
Objetivo: trabalhar
o sentido (olfato )
Idade: 4 anos
Apresentação:
O professor primeiramente apresenta os cheiros. Num outro
momento ele convida um dos alunos e coloca a venda nos seus olhos e faz-se a
pergunta: Que cheiro e esse? Caso ele não acerte o professor apresenta
novamente os potes até que ele consiga reconhecer os cheiros.
Torre
rosa
Objetivo: Comparação
visual de grandezas.
Idade: 5 anos
Apresentação:
Deixa a torre montada em uma base. Retirando as peças,
uma por vez as coloca sobre o tapete começando da menor para a maior, sempre mostrando para o aluno a
dinâmica do trabalho. Em seguida faz indagações relacionadas ás grandezas. (
qual é a menor, qual é a maior?) Logo o professor monta novamente a torre em sua base original, peça por peça. Neste
momento convida uma criança para
desenvolver o trabalho. Se a criança não conseguir o professor repete os
movimentos do trabalho para melhor fixação. E assim sucessivamente.
Caixa
do Térmico
Objetivo: Reconhecer as sensações térmicas
Idade:
5 anos
Apresentação:
Sobre o tapete o professor apresenta ao aluno a caixa do
térmico contendo mármore, metal, velcro e a madeira explicando que cada um
deles nos faz sentir uma sensação: mármore -muito frio , metal – frio, velcro-
quente e madeira- morno, e pede a criança para esplora-los repetindo o mesmo
procedimento.Ao terminar a apresentação, o professor inicia a lição de três
tempos com a apresentação do material, fixação e a afirmação do mesmo, sendo
que se o aluno não conseguir realizar as etapas , o professor deve reiniciar o
trabalho novamente.
Educação
Cósmica
“
Desenvolve os conceitos de espaço-tempo-ciências.”
Encaixe
do Sapo
Objetivo: Reconhecer as partes do corpo de um sapo.
Idade: 5 anos
Apresentação:
O professor apresenta o material encaixando cada parte do
corpo do sapo no seu devido lugar uma de cada vez. Em seguida pede para que o aluno faça da mesma
forma ,caso ele encaixe em outro lugar o professor reinicia o trabalho até que
ele consiga acertar.
Potes dos Três Elementos
Objetivo:
Identificar
os três elementos
Idade: 5 anos
Apresentação:
O professor apresenta sobre o tapete os potes dos 3
elementos, um de cada vez. Durante a apresentação o professor pode fazer a
lição de três tempos e explanar um pouco sobre o elemento. Em seguida pede a
criança para identificar cada um dos elementos.
Ser Vivo e Não Vivo
Objetivo:
Identificar seres vivos e não vivos
Idade: 3 anos
Apresentação:
Com as crianças em
roda, sobre o tapete o professor
apresenta o aquário com peixinho, perguntando as crianças se elas sabem o que
é. Logo o professor diz o nome do objeto
corretamente e explica o que é
um ser vivo. Em seguida apresenta a
pedra e explica porque ela é chamada de
ser não vivo. Após este trabalho o professor pede a criança para
identificar qual elemento é ser vivo e
qual é um ser não vivo.
Linguagem
“Estimula
a oralidade e a escrita.”
Caixa
de reconhecimento
Idade: 3 anos
Objetivo:
trabalhar a linguagem.
Apresentação:
Sobre o tapete coloca- se a caixa de reconhecimento que possui
objetos em miniaturas e o professor faz primeiramente a apresentação de todos
eles à criança. Em seguida, o professor retira um objeto e pergunta à criança
que objeto é aquele e a criança deve responder corretamente. Assim, sucessivamente
vai repetindo o mesmo procedimento com outros objetos. Pode aplicar a lição de
Três Tempos.
Letras de lixa
Idade: 5anos
Objetivo: Preparar para a escrita
Apresentação:
Sobre o tapete o professor apresenta as letras de lixa de
A a Z, uma de cada vez fazendo com o
dedo sobre a lixa o contorno das mesmas. Em seguida, em uma bandeja com areia
colorida ele traceja a letra por ele trabalhada, exemplo: trabalha a letra A na
lixa, depois na bandeja de areia. Após a apresentação, a criança trabalha com as letras de lixa, com a observação do
professor, atento aos erros ou letras espelhadas, neste caso, fazendo novamente
a apresentação daquela letra para que a criança possa se auto-corrigir.
Caixa de sons iniciais
Idade: 5anos
Objetivo: Preparação para a
escrita
Apresentação:
Sobre o tapete o professor apresenta aos alunos a caixa
de sons iniciais, sendo esta uma caixa contendo gavetinhas nomeadas com as letras do alfabeto de A até Z e, dentro das
gavetinhas constam as figuras que tem as iniciais da letra da gaveta nomeada;
por exemplo, gaveta A contém figuras do avião, abacaxi, abacate e assim,
respectivamente até a letra z. Após a apresentação, o aluno deve trabalhar com
este material repetindo o mesmo processo do professor. Se a criança errar o
professor a questiona para se
auto-corrigir.
Matemática
“ Desenvolve o raciocínio matemático.”
Números de lixa
Idade: 4anos
Objetivo: Aprender o traçado correto dos números
Apresentação:
Sobre o tapete, o professor apresenta os números de lixa
de 0 a 9, fazendo
com o dedo o contorno sobre o
número a lixa sempre no sentido horário. A seguir em uma bandeja contendo areia colorida ele
traceja o mesmo número sobre a areia , repetindo o mesmo movimento no sentido horário.
Faz-se esse procedimento com todos esses
números, e em seguida convida a criança para fazer esta atividade,
observando o traçado, se por acaso ela errar ou fizer o número espelhado
o professor deve repetir a apresentação daquele número e convidá-la a
tentar desenvolver o trabalho novamente.
Cartão
de Três Partes
Idade: 5anos
Objetivo: Fazer a
relação do número com o nome.
Apresentação:
Sobre o tapete
são colocados os cartões contendo o número e o nome dele . O professor deve fazer a apresentação dos cartões
de 1 a 10. A seguir, o professor
retira este cartão e apresenta outros cartões contendo apenas os números o
aluno deve encontrar o nome do número apresentado e colocá-lo embaixo do
mesmo.Faz-se com todos os cartões de 1 a 10 contendo os números. A criança deve
acertar todos os nomes. Se em algum
momento a criança errar, o professor deve fazer novamente a relação
escrita/algarismo para o aluno se auto-corrigir.
Crivo
Idade: 5anos
Objetivo: identificar
os números
Apresentação:
É apresentado sobre o tapete para a criança um
crivo contendo os números de 1 a
100, em uma cestinha há recortes contendo esses 100 números na mesma parte e
tamanho do crivo( em algarismo também). O professor solicita ou dita/ o número
e a criança deve encontrá-lo na cestinha e encaixá-lo no crivo corretamente. Se
a mesma não conseguir o professor a faz questionamentos até que a mesma se auto-corrija.
Vida Prática
“ Auxilia o desenvolvimento da criança
no alcance da concentração, auto-conhecimento, ordem e socialização.”
Telaios
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora fina
Idade: 2 a 5 anos
Apresentação:
Colocar o material sobre o tapete, em
seguida fazer o movimento de abotoar e desabotoar para que a criança observe. Depois a criança é
convidada a fazer o mesmo movimento com o material sobre o tapete. Caso ela não
consiga repetir o movimento de abrir e fechar, o
professor mais uma vez convida a mesma a
o observar novamente fazendo o movimento
e logo em seguida pede a criança para fazê-lo. E assim sucessivamente.
Transfer
com concha
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora ampla
Idade: 2 a 3 anos
Apresentação:
Dispor o material sobre o tapete.
Colocar um recipiente com areia e outro
vazio sobre o tapete. ( este recipiente deve ser com a abertura larga) Fazendo
uso de uma concha transferir a areia de um para o outro em movimentos
coordenador e lentos, a fim de evitar derramar. Porem se derramar não há problema. Logo a criança é
convidada a fazer o mesmo trabalho, se ela derramar é convidada a arrumar o material
novamente e recomeçar o trabalho.
Caixa de recortes
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora fina;
preparação para a escrita; concentração.
Idade: 3 a 5 anos
Apresentação:
Sobre o tapete o professor apresenta um cesto com vários
folhetos pontilhados ( marcados). Este pontilhado ira indicar onde o folheto
devera ser recortado. Primeiramente o
professor passa o dedo sobre o pontilhado e pede para a criança fazer o mesmo,
logo com uma tesoura sem ponta o professor recorta o folheto em movimentos
suaves. Em seguida convida a criança a escolher um folheto e, passar o dedo e
recortar o folheto no lugar demarcado. Se a mesma não conseguir desenvolver o
trabalho, o professor repete os movimentos de trabalho para a criança observar
novamente e tentar desenvolve-lo. E assim sucessivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário