terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Método Montessori: Catalogação



“O método montessori apresenta areas de conhecimento que o diferenciam dos outros métodos de ensino.”
IMPORTANTE:
·         Todo material deve sempre ser apresentado sobre um tapete para delimitar o espaço de trabalho da criança.

·         Para um melhor trabalho de concentração sempre colocar músicas suaves de fundo durante os trabalhos , estimulando o silêncio.

·         Nunca dizer para a criança que ela errou ou fez errado, fazer que ela se auto-corrija mostrando de maneira agradável o desenvolvimento correto quantas vezes forem necessário.

·         Usar um tom de voz suave e acolhedor.

·         Ter conhecimento teórico e pratico sobre o material a ser trabalhado.

·         Avaliar a aprendizagem da criança através da observação, para isso é necessário desenvolve-la.

·         Sempre partir do principio de que Montessori é uma educação individualizada.

·         Preparar sempre o ambiente organizando-o para receber a criança.

·         Estimular e normalizar a criança para guardar o material que utilizou.
Sensorial
“ Estimula os órgãos psíquicos- Educação dos sentidos”
Caixa do Olfativo
Objetivo: trabalhar o sentido (olfato )
Idade: 4 anos
Apresentação:
O professor primeiramente apresenta os cheiros. Num outro momento ele convida um dos alunos e coloca a venda nos seus olhos e faz-se a pergunta: Que cheiro e esse? Caso ele não acerte o professor apresenta novamente os potes até que ele consiga reconhecer os cheiros.
Torre rosa
Objetivo: Comparação visual de grandezas.
Idade: 5 anos
Apresentação:
Deixa a torre montada em uma base. Retirando as peças, uma por vez as coloca sobre o tapete começando da menor para  a  maior, sempre mostrando para o aluno a dinâmica do trabalho. Em seguida faz indagações relacionadas ás grandezas. ( qual é a menor, qual é a maior?) Logo o professor monta novamente a torre  em sua base original, peça por peça. Neste momento convida uma criança  para desenvolver o trabalho. Se a criança não conseguir o professor repete os movimentos do trabalho para melhor fixação. E assim sucessivamente.
Caixa do Térmico
Objetivo: Reconhecer as sensações térmicas
Idade: 5 anos
Apresentação:
Sobre o tapete o professor apresenta ao aluno a caixa do térmico contendo mármore, metal, velcro e a madeira explicando que cada um deles nos faz sentir uma sensação: mármore -muito frio , metal – frio, velcro- quente e madeira- morno, e pede a criança para esplora-los repetindo o mesmo procedimento.Ao terminar a apresentação, o professor inicia a lição de três tempos com a apresentação do material, fixação e a afirmação do mesmo, sendo que se o aluno não conseguir realizar as etapas , o professor deve reiniciar o trabalho novamente.

 




Educação Cósmica
“ Desenvolve os conceitos de espaço-tempo-ciências.”
Encaixe do Sapo
Objetivo: Reconhecer as partes do corpo de um sapo.
Idade: 5 anos
Apresentação:
O professor apresenta o material encaixando cada parte do corpo do sapo no seu devido lugar uma de cada vez.  Em seguida pede para que o aluno faça da mesma forma ,caso ele encaixe em outro lugar o professor reinicia o trabalho até que ele consiga acertar.
Potes dos Três Elementos
Objetivo: Identificar os três elementos
Idade: 5 anos
Apresentação:  
O professor  apresenta sobre o tapete os potes dos 3 elementos, um de cada vez. Durante a apresentação o professor pode fazer a lição de três tempos e explanar um pouco sobre o elemento. Em seguida pede a criança para identificar cada um dos elementos.
Ser Vivo e Não Vivo
Objetivo: Identificar seres vivos e não vivos
Idade: 3 anos
Apresentação:
Com as crianças em roda,  sobre o tapete o professor apresenta o aquário com peixinho, perguntando as crianças se elas sabem o que é. Logo o professor diz o nome do objeto  corretamente e explica   o que é um ser vivo. Em seguida apresenta  a pedra e explica   porque ela é chamada de ser não vivo.  Após  este trabalho o professor pede a criança para identificar  qual elemento é ser vivo e qual é um ser não vivo.





Linguagem
“Estimula a oralidade e a escrita.”
Caixa de reconhecimento

Idade: 3 anos

Objetivo: trabalhar a linguagem.

Apresentação:

Sobre o tapete coloca- se a caixa de reconhecimento que possui objetos em miniaturas e o professor faz primeiramente a apresentação de todos eles à criança. Em seguida, o professor retira um objeto e pergunta à criança que objeto é aquele e a criança deve responder corretamente. Assim, sucessivamente vai repetindo o mesmo procedimento com outros objetos. Pode aplicar a lição de Três Tempos.


Letras de lixa

Idade: 5anos

Objetivo:  Preparar  para a escrita

Apresentação:

Sobre o tapete o professor apresenta as letras de lixa de A a Z, uma de cada vez fazendo  com o dedo sobre a lixa o contorno das mesmas. Em seguida, em uma bandeja com areia colorida ele traceja a letra por ele trabalhada, exemplo: trabalha a letra A na lixa, depois na bandeja de areia. Após a apresentação, a criança trabalha  com as letras de lixa, com a observação do professor, atento aos erros ou letras espelhadas, neste caso, fazendo novamente a apresentação daquela letra para que a criança possa se auto-corrigir.



Caixa de sons iniciais

Idade: 5anos

Objetivo:  Preparação para a escrita

Apresentação:

Sobre o tapete o professor apresenta aos alunos a caixa de sons iniciais, sendo esta uma caixa contendo gavetinhas nomeadas com  as letras do alfabeto de A até Z e, dentro das gavetinhas constam as figuras que tem as iniciais da letra da gaveta nomeada; por exemplo, gaveta A contém figuras do avião, abacaxi, abacate e assim, respectivamente até a letra z. Após a apresentação, o aluno deve trabalhar com este material repetindo o mesmo processo do professor. Se a criança errar o professor  a questiona para se auto-corrigir.





Matemática

“ Desenvolve o raciocínio matemático.”

Números de lixa

Idade: 4anos

Objetivo:  Aprender o traçado correto dos números

Apresentação:

Sobre o tapete, o professor apresenta os números de lixa de  0 a 9, fazendo  com o dedo o contorno  sobre o número a lixa sempre no sentido horário. A seguir  em uma bandeja contendo areia colorida ele traceja o mesmo número sobre a areia , repetindo  o mesmo movimento no sentido horário. Faz-se  esse procedimento com todos esses números, e  em seguida convida   a criança para fazer esta atividade, observando  o traçado, se por acaso  ela errar ou fizer  o número  espelhado  o professor deve repetir a apresentação daquele número e convidá-la a tentar desenvolver o trabalho novamente.

Cartão de Três Partes

Idade: 5anos

Objetivo: Fazer a relação do número com o nome.

Apresentação:

Sobre o tapete são colocados os cartões contendo o número e o nome dele . O  professor deve fazer a apresentação dos cartões de 1 a 10. A seguir, o professor retira este cartão e apresenta outros cartões contendo apenas os números o aluno deve encontrar o nome do número apresentado e colocá-lo embaixo do mesmo.Faz-se com todos os cartões de 1 a 10 contendo os números. A criança deve acertar  todos os nomes. Se em algum momento a criança errar, o professor deve fazer novamente a relação escrita/algarismo para o aluno se auto-corrigir.

Crivo

Idade: 5anos

Objetivo: identificar os números

Apresentação:

 É apresentado sobre o tapete para a criança um crivo contendo os números de 1 a 100, em uma cestinha há recortes contendo esses 100 números na mesma parte e tamanho do crivo( em algarismo também). O professor solicita ou dita/ o número e a criança deve encontrá-lo na cestinha e encaixá-lo no crivo corretamente. Se a mesma não conseguir o professor a faz questionamentos  até que a mesma  se auto-corrija.


Vida Prática

“ Auxilia o desenvolvimento da criança no alcance da concentração, auto-conhecimento, ordem e socialização.”

Telaios

Objetivo: Desenvolver a coordenação motora fina

Idade: 2 a 5 anos

Apresentação:

Colocar o material sobre o tapete, em seguida fazer o movimento de abotoar e desabotoar para que  a criança observe. Depois a criança é convidada a fazer o mesmo movimento com o material sobre o tapete. Caso ela não consiga repetir o movimento de abrir e fechar, o professor mais uma vez convida a mesma a  o observar novamente fazendo o movimento  e logo em seguida pede a criança para fazê-lo. E assim sucessivamente.

Transfer com concha

Objetivo: Desenvolver a coordenação motora ampla

Idade: 2 a 3 anos

Apresentação:

Dispor o material sobre o tapete. Colocar um recipiente com areia  e outro vazio sobre o tapete. ( este recipiente deve ser com a abertura larga) Fazendo uso de uma concha transferir a areia de um para o outro em movimentos coordenador e lentos, a fim de evitar derramar. Porem se  derramar não há problema. Logo a criança é convidada a fazer o mesmo trabalho, se ela derramar é convidada a arrumar o material novamente e recomeçar o trabalho.

 Caixa de recortes

Objetivo: Desenvolver a coordenação motora fina; preparação para a escrita; concentração.

Idade: 3 a 5 anos

Apresentação:

 Sobre o tapete o professor apresenta um cesto com vários folhetos pontilhados ( marcados). Este pontilhado ira indicar onde o folheto devera ser recortado.  Primeiramente o professor passa o dedo sobre o pontilhado e pede para a criança fazer o mesmo, logo com uma tesoura sem ponta o professor recorta o folheto em movimentos suaves. Em seguida convida a criança a escolher um folheto e, passar o dedo e recortar o folheto no lugar demarcado. Se a mesma não conseguir desenvolver o trabalho, o professor repete os movimentos de trabalho para a criança observar novamente e tentar desenvolve-lo. E assim sucessivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário