Escola
Municipal “José Bernardino Alves”
Andrelândia
– MG
Professor João Bosco de Almeida
4º ano de Escolaridade – Ciclo Complementar
2013
“Educar
é dar um valioso presente, não um duro dever.”
Albert Einstein
Clientela: 22 alunos,
sendo 12 meninos e 10 meninas, de varias
classes sociais e com algumas
dificuldades de aprendizagens
LÍNGUA PORTUGUESA
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS
• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
• Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
• Apreciar textos literários;
• Recontar historia conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;
• Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
• Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;
• Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as ideias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
• Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
• Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.
EIXOS HABILIDADES
Linguagem oral :
• Leitura de imagens,
• Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,
• Roda de conversa,
• Declamar poesias,
• Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,
• Relatar experiências vividas,
• Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,
• Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a sequência temporal,
• Falar trava-línguas,
• Defender suas ideias com argumentação.
• Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,
• Roda de conversa,
• Declamar poesias,
• Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,
• Relatar experiências vividas,
• Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,
• Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a sequência temporal,
• Falar trava-línguas,
• Defender suas ideias com argumentação.
Prática de leitura:
•
Leitura compartilhada diária,
• Roda de leitores,
• Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
• Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
• Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
• Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,
• Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,
• Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.
• Identificar e descrever personagens,
• Distinguir fala do narrador dos outros personagens,
• Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
• Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
• Consulta ao dicionário.
Prática Escrita e produção de texto:
• Roda de leitores,
• Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
• Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
• Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
• Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,
• Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,
• Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.
• Identificar e descrever personagens,
• Distinguir fala do narrador dos outros personagens,
• Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
• Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
• Consulta ao dicionário.
Prática Escrita e produção de texto:
• Empregar letra maiúscula corretamente,
• Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,
• Utilização correta da pontuação,
• Grafia correta das palavras,
• Segmentação correta de frases e textos,
• Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,
• Produzir texto e revisá-lo.
CONTEÚDOS.
1º BIMESTRE
• Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,
• Utilização correta da pontuação,
• Grafia correta das palavras,
• Segmentação correta de frases e textos,
• Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,
• Produzir texto e revisá-lo.
CONTEÚDOS.
1º BIMESTRE
• Produção de texto: conto
• Leitura, produção e interpretação
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.
- Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
- Divisão silábica dos dígrafos
- Gramática
- Fonema e letra
- Encontro vocálico
- Dígrafo
- Silaba tônica
2º BIMESTRE
• Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos
• Leitura, produção e interpretação
• Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia: palavras com som de x
• Gramática: substantivo e preposição,
- Revisão das acentuações
3º BIMESTRE
• Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.
• Gramática
- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo
- Adjetivo e locução adjetiva
4º BIMESTRE
• Textos informativos e expositivos
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA
• Gramática
• Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais
• Numeral
MATEMÁTICA
OBJETIVOS
• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.
• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.
• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.
• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.
• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.
• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.
• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
• Ler, escrever, comparar e ordenar números pela compreensão das características dos sistema de numeração;
• Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.
EIXOS HABILIDADES
Operações com números:
• Interpretação, formulação e resolução de
situações-problema envolvendo as quatro operações,
• Campo aditivo e multiplicativo,
• Compor e decompor números,
• Reconhecer ordens e classes,
• Citar o antecessor e sucessor dos números,
• Sistema monetário,
• Expressões numéricas,
• Cálculo mental,
• Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.
• Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem
• Campo aditivo e multiplicativo,
• Compor e decompor números,
• Reconhecer ordens e classes,
• Citar o antecessor e sucessor dos números,
• Sistema monetário,
• Expressões numéricas,
• Cálculo mental,
• Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.
• Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem
Espaço e forma:
• Compor de decompor figuras geométricas
planas,
• Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,
• Associar sólidos ao seu molde.
• Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc.).
• Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,
• Associar sólidos ao seu molde.
• Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc.).
Grandezas e medidas:
• Estudo das medidas de comprimento, massa,
capacidade, tempo e superfície,
• Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.
• Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.
Tratamento da informação:
• Construir e interpretar tabelas e
gráficos.
CONTEÚDOS.
CONTEÚDOS.
1º BIMESTRE
• Números
- S.N.D até 1.000
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Ordem crescente e decrescente
- Sucessor e antecessor
- Algarismos romanos
- Números – ordens e classes
- Situações problemas
- Adição e subtração simples e com reserva
• Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas
• Espaços e formas: figuras planas e não-planas
2º BIMESTRE
• Números
• Adição e subtração com reserva
- Multiplicação com até 3 algarismos
- Situações problemas com as operações de: adição, subtração e multiplicação.
• Grandezas e medidas: medidas e Sistema monetário – em situações problemas
• Espaços e formas: paralelepípedo
• Tratamento de informação: Noções de gráficos
3º BIMESTRE
• Números
- Adição, subtração e multiplicação
- Divisão com 2 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
• Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
• Grandezas e medidas: perímetros
• Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos
• Espaços e formas: Ângulos
4º BIMESTRE
• Números
- Multiplicação e divisão com 3 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
• Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
• Grandezas e medidas: áreas de figuras planas
• Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos
• Espaços e formas: polígonos
HISTÓRIA e GEOGRAFIA
OBJETIVOS
• Sua identidade e origem na história;
• Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação do estado;
• Conhecer a os fatos históricos do estado
• Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;
• Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;
OBJETIVOS
• Sua identidade e origem na história;
• Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação do estado;
• Conhecer a os fatos históricos do estado
• Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;
• Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;
• Integrar a criança no meio em que vive,
como ser social atuante, capaz de modificá-lo;
• Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;
• Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;
• Registrar informações pessoais;
• Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas
• Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;
• Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;
• Registrar informações pessoais;
• Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas
• Conhecer o Estado – lugares e sociedade;
• Identificar os limites e governo do Estado;
• Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do nosso Estado;
EIXOS CONTEÚDOS.
• Identificar os limites e governo do Estado;
• Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do nosso Estado;
EIXOS CONTEÚDOS.
História das organizações populacionais:
• Origem do Estado.
• Populações locais (indígenas)
• Organização do espaço,
• Os indígenas em MG,
• Colonização em MG.
• Populações locais (indígenas)
• Organização do espaço,
• Os indígenas em MG,
• Colonização em MG.
Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos:
•
Movimentos que aconteceram em MG,
• Imposições culturais e religiosas em MG,
• Manifestações Culturais.
• Imposições culturais e religiosas em MG,
• Manifestações Culturais.
Organizações Políticas e Administrativas:
• Ocupação do espaço
em MG,
• Abolição dos escravos Brasil e em MG ,
• Governos do estado de MG,
• Poderes( executivo, legislativo e judiciário)
• Abolição dos escravos Brasil e em MG ,
• Governos do estado de MG,
• Poderes( executivo, legislativo e judiciário)
. Paisagens urbanas e rurais
• A construção do espaço de MG
Espaço geográfico de MG
Espaço geográfico de MG
• Natureza, economia de MG
Cartografia
Cartografia
• Estudo do mapa de MG e sua
localização em relação ao pais.
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
• O município, o estado e o país;
• História do Município de Andrelândia;
• Os primeiros habitantes de Minas Gerais;
• Origem de MG: população e colonização
• Organização do espaço em MG
• Pontos Turísticos do Município: Serra de Santo Antônio- Pinturas Rupestres
• Povos Indígenas
• A representação de Minas Gerais:
- Mapas
- A representação do espaço no papel
2º BIMESTRE
• A Capitania de Minas Gerais;
• Movimentos que aconteceram em MG,
• Imposições culturais e religiosas em MG,
• Economia de Minas Gerais;
• Manifestações Culturais ;
3º BIMESTRE
• Movimentos que aconteceram em MG,
• Imposições culturais e religiosas em MG,
• Manifestações Culturais;
• Minas Gerais no século XIX;
•A Independência de MG;
• A geografia e o Rio Grande do Norte;
4º BIMESTRE
• Abolição dos escravos Brasil e em MG,
• Governos do estado de MG,
• Poderes( executivo, legislativo e judiciário).
• Minas e a República;
• Minas Gerais: natureza e economia
Observação: Trabalhar as datas comemorativas em todos os bimestres
CIÊNCIAS
OBJETIVOS
• Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos,
• Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do individuo,
• Considerar o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo,
• Caracterizar os aparelhos existentes no nosso corpo.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
• Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
EIXOS CONTEÚDOS
Ambiente:
• Relação entre os seres vivos e o
ambiente,
• Características da água, do ar e da atmosfera.
• Características da água, do ar e da atmosfera.
Ser humano e saúde:
• Compreender as questões alimentares nos
aspectos da higiene e propriedades alimentares e prevenção contra doenças,
• Estudar o corpo humano com seus sistemas e funções.
• Estudar o corpo humano com seus sistemas e funções.
Recursos Tecnológicos:
Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões,
respeitando diferentes opiniões,
• Doenças de veiculação hídrica
• Meios de proliferação e transmissão de doenças
• Doenças de veiculação hídrica
• Meios de proliferação e transmissão de doenças
CONTEÚDOS.
1º BIMESTRE
• Universo
1º BIMESTRE
• Universo
-Astros
-Sistema Solar
-Planeta Terra
-Lua
• Movimentos da Terra
-Planeta Terra
-Estrutura da Terra
-Transformações na superfície terrestre
-Vulcanismo
• Ar
-Ar no planeta Terra
-Composição do ar
-O ar em movimento
-Pressão do ar
-Umidade do ar
-Temperatura do ar
-Previsão do tempo
2º BIMESTRE
• Agua
- Agua em nosso planeta
- Composição da agua
- Estados físicos da agua
- ciclo da agua
• A agua e a atividades humanas
- Agua em nosso planeta
- Composição da agua
- Estados físicos da agua
- ciclo da agua
• A agua e a atividades humanas
-Fontes de água
-Destino das águas utilizadas
3º BIMESTRE
3º BIMESTRE
• Solo
-formação
do Solo
-Solo
e Subsolo
-Componentes
do Solo
• O
solo e as atividades humanas
-Utilização
do solo pelo ser humano
-Desgaste do solo
• Vegetais
-Fotossíntese
-Respiração e transpiração dos vegetais
- Desenvolvimento dos vegetais por mudas
4º BIMESTRE
• Animais
- Respiração dos animais
-Reprodução dos animais
-Metamorfose
• Animais Vertebrados e Invertebrados
• Ser humano: Movimentos do Corpo Humano
-Ossos
-Articulações
-Músculos
• Ser Humano e Saúde: Alimentação
- Alimentos
-Pirâmide alimentar
ARTES
OBJETIVO
OBJETIVO
• Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL.
• Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.
• Música
• Dança
• Teatro
• Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
• Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.
• Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS (ANUAL)
O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
As aulas de Educação Religiosa serão ministradas de acordo com a Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional por uma professora especializada.
Os temas das aulas serão partindo da busca de construção de valores sólidos para o aluno enquanto cidadão, utilizando-se de textos e atividades interdisciplinares, embasadas nos Parâmetros Curriculares ( Temas Transversais) e Valores definidos na Proposta Pedagógica da Escola.
METODOLOGIAS GERAIS
Os conteúdos serão ministrados da forma mais flexível e diversificada possível, procurando-se atender às necessidades essenciais ao desenvolvimento das crianças enquanto seres em formação, despertando-lhes interesse.
Tendo em vista a flexibilidade que um planejamento deve ter, pode-se colocar que serão listadas apenas algumas estratégias, como:
• Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.
• Recortes de jornais e revistas;
• Debates;
• Brincadeiras;
• Cartazes;
• Gráficos e tabelas;
• CDs áudio;
• CD ROM;
• Aparelho de som;
• Vídeo;
• Músicas;
• Letras de músicas;
• Mapas;
• Jogos variados;
• Leituras diversificadas;
• Lápis de cor;
• Materiais de texturas diferentes para colagens;
• Rótulo de produtos;
• Gibis;
• Desenhos;
• Cartolina;
• Textos informativos: jornais, revistas, livros e outros;
• Textos literários: poesias, histórias, contos.
Avaliação:
A avaliação de todas as disciplinas será conforme estabelecido na Proposta Pedagógica e regimento Escolar, permitindo identificar os avanços e as dificuldades que surgem durante as etapas do processo de construção do saber, possibilitando ao professor o redimensionamento de sua intervenção no processo pedagógico. A avaliação estará presente em todas as etapas do processo, assumindo um caráter abrangente e contínuo.
A avaliação será diagnóstica, contínua, processual e cumulativa.
Os critérios de avaliação serão diversificados: avaliação escrita e oral, trabalho individual e em grupo, exposições, pesquisas e entrevistas.
Os conteúdos serão ministrados da forma mais flexível e diversificada possível, procurando-se atender às necessidades essenciais ao desenvolvimento das crianças enquanto seres em formação, despertando-lhes interesse.
Tendo em vista a flexibilidade que um planejamento deve ter, pode-se colocar que serão listadas apenas algumas estratégias, como:
• Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.
• Recortes de jornais e revistas;
• Debates;
• Brincadeiras;
• Cartazes;
• Gráficos e tabelas;
• CDs áudio;
• CD ROM;
• Aparelho de som;
• Vídeo;
• Músicas;
• Letras de músicas;
• Mapas;
• Jogos variados;
• Leituras diversificadas;
• Lápis de cor;
• Materiais de texturas diferentes para colagens;
• Rótulo de produtos;
• Gibis;
• Desenhos;
• Cartolina;
• Textos informativos: jornais, revistas, livros e outros;
• Textos literários: poesias, histórias, contos.
Avaliação:
A avaliação de todas as disciplinas será conforme estabelecido na Proposta Pedagógica e regimento Escolar, permitindo identificar os avanços e as dificuldades que surgem durante as etapas do processo de construção do saber, possibilitando ao professor o redimensionamento de sua intervenção no processo pedagógico. A avaliação estará presente em todas as etapas do processo, assumindo um caráter abrangente e contínuo.
A avaliação será diagnóstica, contínua, processual e cumulativa.
Os critérios de avaliação serão diversificados: avaliação escrita e oral, trabalho individual e em grupo, exposições, pesquisas e entrevistas.
BIBLIOGRAFIA
- PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais;
- Matrizes Curriculares Para o Ciclo Complementar
- Cadernos do CEALE
- Livros Didáticos adotados pela escola ( uso do aluno)
- Livros paradidáticos ( uso do professor)
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