“ O Professor observa, prepara o ambiente,
instiga e orienta a aprendizagem”
Áreas de conhecimentos:
·
Linguagem
·
Matemática
·
Educação Cósmica
·
Sensorial
·
Vida Prática
Planejamento:
1.
Levantamento das idades/meses
2.
Proporção de meninos/meninas
3.
Casos Especiais
4.
História de vida
5.
Observação dos primeiros movimentos em sala de
aula
Montessori é uma Educação Individualizada
Linha: Objetivo- Concentração do aluno na busca do silêncio.
Trabalha
movimento e concentração, é rotina, deve ser feita durante 10 minutos todos os
dias.
A
professora fica sentada na linha e a monitora recebe os alunos na porta.
Sensibilização:
apresentação de coisas sensíveis, graciosas. O silêncio deve ser conquistado e
não imposto. ( materiais: sino, vela , copo com água, peso, sempre aumentando a
gradação de dificuldade)
Rodinha: Trabalha a oralidade – fala sobre novidades
calendário.
Material
Montessoriano
·
Utilizar mesa ou
tapete;
·
Materiais na
estante;
·
Permanência e
repetição de materiais;
·
Quadro na altura
das crianças;
·
Não confundir
materiais montessorianos com jogos didáticos;
O
Professor:
·
Sentar com as
crianças;
·
Falar em tom
baixo;
·
Colocar limites;
·
Dispor os
materiais para livre escolha;
Hora
do lanche:
·
Colocar uma
toalha para simbolizar o momento;
·
Utilizar
cestinhas para compartilhar;
·
Deixar por perto
um kit de limpeza;
Sala:
·
Decorar a sala
com imagens que sensibilizem, tragam cultura e conhecimento;
·
Apresentar o
material e deixa-lo na estante;
·
Repetir a
atividade várias vezes;
·
Respeitar o tempo
da criança;
·
Materiais separados
por áreas de conhecimento;
·
Guardar objetos
usados;
·
Atividades que
usam mais espaço podem ser feitas em outro lugar;
·
Não misturar
materiais;
·
Delimitar a linha
com fita crepe;
·
Não usar as
cadeiras no momento da linha, usar o
chão;
João Bosco de Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário