terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Pedagogia Montessoriana




 “ O Professor observa, prepara o ambiente, instiga e orienta a aprendizagem”
Áreas de conhecimentos:
·         Linguagem
·         Matemática
·         Educação Cósmica
·         Sensorial
·         Vida Prática
Planejamento:
1.       Levantamento das idades/meses
2.       Proporção de meninos/meninas
3.       Casos Especiais
4.       História de vida
5.       Observação dos primeiros movimentos em sala de aula
Montessori é uma Educação Individualizada
Linha:  Objetivo- Concentração do aluno na busca do silêncio.
Trabalha movimento e concentração, é rotina, deve ser feita durante 10 minutos todos os dias.
A professora fica sentada na linha e a monitora recebe os alunos na porta.
Sensibilização: apresentação de coisas sensíveis, graciosas. O silêncio deve ser conquistado e não imposto. ( materiais: sino, vela , copo com água, peso, sempre aumentando a gradação de dificuldade)

Rodinha: Trabalha a oralidade – fala sobre novidades calendário.

Material Montessoriano
·         Utilizar mesa ou tapete;
·         Materiais na estante;
·         Permanência e repetição de materiais;
·         Quadro na altura das crianças;
·         Não confundir materiais montessorianos com jogos didáticos;
O Professor:
·         Sentar com as crianças;
·         Falar em tom baixo;
·         Colocar limites;
·         Dispor os materiais para livre escolha;
Hora do lanche:
·         Colocar uma toalha para simbolizar o momento;
·         Utilizar cestinhas para compartilhar;
·         Deixar por perto um kit de limpeza;
Sala:
·         Decorar a sala com imagens que sensibilizem, tragam cultura e conhecimento;
·         Apresentar o material e deixa-lo na estante;
·         Repetir a atividade várias vezes;
·         Respeitar o tempo da criança;
·         Materiais separados por áreas de conhecimento;
·         Guardar objetos usados;
·         Atividades que usam mais espaço podem ser feitas em outro lugar;
·         Não misturar materiais;
·         Delimitar a linha com fita crepe;
·         Não usar as cadeiras  no momento da linha, usar o chão;
João Bosco de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário